quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Letramento (ensino/aprendizagem) digital.
O texto letramento digital e ensino de Antonio Carlos dos S. Xavier (UFPE) aborda de forma clara e concisa sobre os avanços da Era digital, o que leva a sociedade a ampliar o conhecimento sobre novas tecnologias. Diante disso, é urgente que o indicador seja capacitado para o processo de ensino/aprendizagem informatizado, tornando-se um letrado digital.
O autor conclui dizendo que “os profissionais de educação e linguagem precisam desenvolver estratégias pedagógicas eficazes em seus mais variados espaços educacionais (sala de aula e laboratório de informática, por exemplo) para enfrentar os desafios que estão colocados: alfabetizar, letrar e letrar digitalmente o maior número de sujeitos, preparando-os para atuar adequadamente no Século do Conhecimento.”
E assim, todos os sujeitos do processo de aprendizagem vencerão os desafios impostos pela classe dominadora, sobretudo vencerão o desafio das diferenças educacionais.
Ressalto aqui, a luta que venho “travando” com o sistema de informatização. A minha aversão, medo, ou seja lá que nome possamos dar, tem sido árdua. Mas, felizmente, este curso veio para me dar uma grande “sacudida”.
“A grande força da Internet como canal de comunicação é a possibilidade do usuário ir diretamente à fonte de informação, dispensando os intermediários que vão decodificá-la, muitas vezes de forma imprecisa ou até incorreta. A Internet é democrática e amplia a cidadania de seus usuários ao expandir o acesso direto à informação. É por esse motivo que países atrasados politicamente como Cuba e China tentam a todo custo limitar o crescimento da Internet e censurá-la numa espécie de “muro de Berlim virtual”, um cerceamento que se tornará impraticável num prazo não muito longo, pois uma nova tecnologia, uma vez implantada e aceita pelos usuários, torna o mundo diferente, sem possibilidade de retorno ao seu estado original.
A Internet já alcançou mais de um quinto dos habitantes do planeta e está presente no cotidiano de seus usuários. Hoje, as pessoas buscam informação pela Internet, encontram outras pessoas pela Internet, se casam, e se separam, pela Internet, fazem compras, estudam, aprendem e trabalham utilizando a Internet. Nós somos do século passado e a Internet, tal qual a conhecemos, surgiu depois de nós e representa mudanças comportamentais a serem adotadas. Por esse motivo alguns ainda relutam em entrar na nova era, mas será impossível resistir por muito tempo. Faça os planos que quiser para sua vida pessoal e profissional, mas saiba que, de uma forma ou de outra, a Internet estará cada vez mais presente em sua vida. No que se refere às empresas, vale a pena refletir sobre a frase de Bill Gates, da Microsoft: ‘Daqui a algum tempo só existirão dois tipos de empresas: as que estão na Internet e as que não estão em lugar algum’”.
http://www.e-commerce.org.br/Artigos/era_da_internet.htm
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário